Estilo Americano

 

 

Sinônimo da modernidade ocidental, a cultura americana sempre foi conhecida pelas características do "American way of life", isto é, o estilo americano de vida. 

 

 

Isto se traduz tando nas qualidades culturais como nas materiais, principalmente no modo de se morar com praticidade e conforto.

 

Desta forma, a necessidade de se construir com rapidez, conforto, segurança, beleza e classe, levou este país, e aí podemos incluir também o Canadá, a buscar sitemas construtivos que pudessem atender estas demandas.

 

Hoje, os construtores americanos já dominam todo este processo, tanto construtivo quanto do atendimento às necessidades materiais do morar bem, cada vez mais exigidas pela sociedade ocidental. Talvez, por isso, as casas em estilo americano estejam se espalhando por todo o mundo.

 

No geral, as casas em estilo americano, apesar do ecletismo nos estilos, que podem ir do clássico ou colonial, são muito espaçosas, com excelente distribuição interna. Geralmente, áreas como social, lazer e serviço são conjugadas - inclusive garagens integradas ao corpo principal da casa - e a área íntima é distribuída levando-se em conta a privacidade da família. Isso torna a casa mais prática, confortável e segura.

 

Por outro lado, quando são consebidas no estilo clássico, são casas requintadas, luxuosas e que se manifestam nos mínimos detalhes de acabamento, funcionalidade e amplidão, satisfazendo todas as necessidades e exigências.

 

 

 

 

 

Quem nunca ouviu falar na famosa cozinha americana? Múltiplos ambientes de cozinhas conjugadas com salas de estar ou com áreas de lazer. Tudo dentro dos mais avançados conceitos de ergonomia e utilização dos espaços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As cozinhas americanas, geralmente, são amplas, mas o conceito de integração com demais ambientes também pode ser utilizado em casas menores, tornando o ambiente mais aconchegante e prático.

 

 

 

 

 

 

 

Essas casas são diferenciadas no seu método construtivo, nos materiais utilizados e nos inúmeros detalhes de acabamento, que fazem parte de um extenso conjunto de opções, o que torna a construção de um dado tipo de casa básica totalmente diferente da mesma, com outras opções (fachadas, distribuição interna e acabamentos).

 

 

Nas construções das casas americanas, atualmente, utiliza-se um sistema que consiste em estrutura de painéis confeccionados em materiais compostos (que permitem um bom aproveitamento térmico/acústico), pilares e vigamentos metálicos. A face interna e tetos são fechados com placas acartonadas ou painéis e na face externa usados diversos tipos de acabamentos.

 

 

Tecnicamente o estilo traz ainda o uso, quase que obrigatório, em decorrência das variações climáticas, do condicionamento central de ar e distribuição uniforme de água.

 

 

A arquitetura americana é considerada uma das mais desenvolvidas do mundo, pois se mostrou "error free " - sem defeitos.

 

Atualmente também, podemos ver alguns exemplos de casas americanas "Fully Finished", isto é, totalmente mobiliadas. No Brasil, vemos este conceito nas chamadas "Casas ou Apartamentos modelos". Por que não mudar para uma casa totalmente pronta, com todos os móveis, etc?

 

 

 

 

 

 

 

Históricamente, um dos grandes nomes que contribuíram para o sucesso dessa arquitetura foi Frank Lloyd Wright, chamado de arquiteto mais criativo e inovador da América.

 

 

Desde a construção de sua primeira casa até a última obra-prima, Frank Lloyd Wright desenvolveu uma carreira extraordinária, deixando para trás um conjunto rico de casas em estilo americano, valorizando os materiais naturais e a integração das áreas internas da casa com o meio ao redor. Um exemplo disso é a Casa da Cascata (foto ao lado), na Pensilvânia, Estados Unidos, Wright integra arquitetura à natureza.

 

 

Apesar de ser considerado o maior arquiteto da história dos Estados Unidos e, por muitos, o maior arquiteto do mundo, a visita de Frank Lloyd Wright ao Brasil é praticamente relegada ao esquecimento pela historiografia da arquitetura brasileira. Wright veio ao Rio de Janeiro participar do corpo de jurados do concurso internacional para o Farol de Colombo, a ser construído nas Antilhas, em outubro de 1931.

 

    Imagem "Casa da Cascata" - acervo público Frank Lloyd Wright.

    As magens das casas e ambientes internos são copyright da CasaMinas Ltda.

                                                                                                                                                            

Seu estilo de arquitetura Sua coleção preferida Seu projeto ideal Buscando Informações
 

© 2017 Casa Minas Editora e Publicações e Multimidia Ltda. Todos os direitos reservados. Todas as plantas de casas e imagens contidas neste site estão protegidas sob Lei Federal e Lei de Direitos Autorais Internacional. As reproduções das figuras ou desenhos, por qualquer meio é estritamente proibida. Nenhuma parte desta publicação eletrônica pode ser reproduzida, armazenada ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, sem prévia permissão por escrito da Casa Minas Editora Publiações e Multimidia Ltda.

CASA MINAS - IDÉIAS AO SEU ALCANCE

+55 35 3214-3870

25/05/2017